Sunday, August 21, 2011

Moog 1125 Sample & Hold Controller (texto em português)



No ano de 1973 a Moog lançou uma série de acessórios para serem acoplados tanto aos modelos modulares (no mesmo ano surgiram os modelos 15, 35 e 55) quanto ao Minimoog: o Percussion Controller 1130, o pedal footswitch 1121, o pedal controlador 1120, o famoso Ribbon Controller 1150 e o Sample and Hold 1125. Hoje em dia é muito difícil encontrar estes equipamentos, até por serem apenas acessórios (só funcionam acopladas aos sintetizadores), embora apareçam algumas destas unidades perdidas - principalmente nos USA - de vez em quando.



O Sample and Hold 1125 é um dispositivo que capta a variação de voltagem do sintetizador, cria um padrão e fica repetindo constantemente. A forma de onda (sawtooth ou aleatória) deste padrão é controlada através de um slider localizado no lado esquerdo do 1125 - outros dois slider são um controle de glide (portamento) e um controle da escala. Dois knobs no centro do equipamento, um para a velocidade e outro para o padrão da amostragem, localizam-se acima de três botões do tipo liga/desliga, um para gravar e outros para iniciar e parar o sample (uma luz vermelha indica quando ele está funcionando). Cinco switches da lateral direita completam a unidade, um para controle da extensão da amostragem, outros dois para ligar/desligar as saídas do instrumento, um para ligar/desligar o trigger e outro para controlar o tamanho (curto ou longo) do gate.




Não encontrei informações sobre artistas que tenham utilizado (ou pelo menos creditado na ficha técnica de algum disco), mas esta unidade era vendida - geralmente, apesar de ser opcional - com os modelos modulares. Acredito que alguns músicos que utilizavam os sintetizadores Moog modulares tinham este equipamento em seus sets.

Adquiri meu Sample and Hold 1125 - juntamente com meu Minimoog - em setembro de 2008. Conforme comentei no post sobre o Minimoog, fui buscá-lo na casa/local de ensaio da banda Violeta de Outono (comprei o Minimoog do antigo contrabaixista), mas o Sample and Hold estava em outro local, demorei um pouco para arrumar tempo de ir resgata-lo. Tentei várias vezes ligar o 1125 no Minimoog, mas acredito que esteja com problemas ou mal contato em algum componente, pretendo solucionar em breve.





O número de série do meu Sample and Hold é 2913 e as informações de como ligá-lo ao Minimoog (no meu caso) vêm impressas na parte de baixo do equipamento. Também acompanham vários cabos para serem plugados ao sintetizador e todos parecem estar em boa condição. Não acredito que este acessório tenha sido utilizado pelo Violeta de Outono, embora possa estar enganado. Acho que o antigo dono do meu Minimoog, o Angelo, deve ter conseguido o 1125 da mesma forma que eu, comprando o Minimoog e o acessório foi incluido na venda (o que explicaria ele nunca ter consertado ou verificado qual era o problema dela).



photos: Kay Mavrides e divulgação/internet


Por meu Sample and Hold 1125 não estar funcionando, obviamente não gravei vídeo dele. Mas achei um único e raro vídeo postado no youtube por algum outro aficionado (ou talvez alguém querendo vender seu 1125 apenas) e posto aqui como uma pequena ilustração do funcionamento do aparelho:



E achei este anúncio dos acessórios da Moog para seus sintetizadores:



(A foto utilizada no início do texto mostra o Dr. Robert Moog com um MINIMOOG e um Sample and Hold 1125!!!)