Thursday, February 03, 2011
ROLAND Compurhythm CR-78 (texto em português)
A CompuRhythm CR-78, da Roland, surgiu em 1978 e parou de ser fabricada em 1981 e foi a primeira “bateria eletônica” da empresa a utilizar microprocessadores Intel, que permitiam controle digital de certas funções. A grande diferença da CR-78 para as baterias eletrônicas anteriores feitas pela Roland (e pela Ace Tone, empresa que deu origem a ela) é que ela não somente oferece os ritmos presetados, como também permite a programação de novos ritmos, através do programador WS-1, vendido como opcional na época e hoje raríssimo. Na mesma época a Roland colocou no mercado a CR-68, cuja diferença era, basicamente, não ter esta possibilidade de programação.
Ela possiu um total de 34 ritmos diferentes, divididos em dois bancos (A e B), que podem ser somados uns aos outros. Uma característica legal deste instrumento é que, se voce pressionar um botão para trocar ou cancelar um ritmo somado, ela espera completar o compasso pra fazer esta mudança. Isto vale também para as viradas (fill-ins), quando o seletor estiver no modo manual. Muito útil e versátil para quem utiliza a CR-78 em tempo real!
No painel frontal, controles permitem cancelar vozes (cymbal/hi-hat, bass drum, snare drum e cowbell/claves), aumentar ou diminuir o volumes do “tambourine” e do “guiro”, adicionar “ring modulation” (nomeado “metallic beat” na CR-78), alterar o balanço entre graves e agudos e escolher entre os fades do inicio e final da musica serem longos, curtos ou inexistentes. Não existe controle digital para o tempo, apenas um knob simples, mas a CR 78 aceita clock externo para controlar o tempo. Uma luz indica o tempo forte do compasso (quando ela esta operando com o clock externo, tanto a luz quanto o knob de tempo não funcionam).
Alguns dos nomes que usaram este modelo em suas gravações foram: Phill Collins (na música “In the air tonight”), Blondie (a introdução de “Heart of Glass”), Roxy Music ("Same old scene”), Ultravox (com algumas modificações feitas por Warren Cann e utilizada no hit “Vienna”), The Glove (o projeto paralelo de Robert Smith, do The Cure, com Steve Severin, do Siouxie and the Banshees, no seu único disco, Blue Sunshine, de 1983), Hall & Oates (“No can do”, “Private Eyes” e “Kiss on my list”, entre outras), OMD (“Enola Gay”), Grace Jones (na sua versão para “La vie en rose”), Annie Lennox (“No more I love you”), John Foxx (foi utilizada em todo o disco “Metamusic”, de 1980) e Gary Numan (no disco “Telekon”, também de 1980). No encarte do disco “You’ve come a long way, baby” (1998) do Fatboy Slim, aparece uma CR 78 entre outros tantos equipamentos legais.
Comprei a minha no segundo semestre de 2006. Alguns anos antes, o Fernando Bohrer, ex-colega de banda do meu amigo Felipe Messa, nos Pupilas Dilatadas, comentou que tinha bateria eletrônica Roland, antiga, em um estudio em Porto Alegre e que, provavelmente, nunca tinha saído de lá, pois estava em ótimo estado. Lembrei desta conversa e liguei para ele, pedindo para que a enviasse para São Paulo, quando o Felipe Messa viesse novamente para cá. Ele trouxe e, quando abri a caixa que a embalava, quase não acreditei quando ví o estado de nova da bateria, só estavam faltando as capinhas de alguns sliders. Mas a surpresa maior foi que o Fernando Borhrer havia guardado e enviado junto o manual original dela! A única modificação feita na minha CR-78 foi a adição de uma chave seletora de voltagem na parte traseira. O numero de serie de minha é 893988.
photos: Kay Mavrides
Este video eu gravei no dia 30 de janeiro de 2011 para demonstrar um pouco da minha Roland CompuRhythm CR-78!
Roland CompuRhythm CR-78 owner's Manual:
http://rvgm.site90.net/Manuals/Roland/Roland%20CR-78%20Owner's%20Manual.pdf
Este aqui é um anuncio original da época, que achei na internet:
Pinguin and his wounderous equipment!
ReplyDeleteGENIAL!!!!!
ReplyDeleteUh, que fotos magavilhosas!! haahah
ReplyDeleteTe amo, coisa minha.
muito massa :O
ReplyDeleteLink to the english version of these post (originally published on january 10th, 2012):
ReplyDeletehttp://astronautapinguim.blogspot.com/2012/01/roland-compurhythm-cr-78.html