Eberhard Schoener nasceu na cidade de Stuttgart (Alemanha), no dia 13 de maio de 1938. Ele começou a estudar violino aos 4 anos de idade. Em 1958, Eberhard passou a frequetar a Academy of Music, em Dertmold, onde teve como professor o violinista húngaro Tibor Varga. No ano seguinte, Eberhard estudou e regeu na escola de música italiana Accademia Musicale Chigiana, em Siena. Em 1960, Schoener passou a ser o primeiro violinista na Bavarian State Opera House, onde foi supervisor musical entre 1964 e 1968.
No final dos anos 60, Eberhard Schoener foi o responsável pela construção do Bavaria-Studios for Electronic Music e também foi um dos primeiros músicos na Alemanha a adquirir um sintetizador Moog. Em 1971, Eberhard Schoener lançou "Destruction of Harmony", Um álbum onde ele recriou peças de J. S. Bach e Vivaldi utilizando seu sintetizador Moog. Em 1972 ele regeu a Munich Symphony Orchestra e o Toelzer Boys' Choir em alguns concertos da banda Procol Harum na Austria, Suiça e Alemanha. Em 1974 ele colaborou com Jon Lord (o conhecido organista da banda Deep Purple) e a Orchestra of the Munich Chamber Opera House, em uma apresentação para a TV alemã (que também incluia David Coverdale, Glenn Hughes, Tony Ashton, Ray Fenwick e Pete York). "Windows", o disco gravado neste concerto, foi lançado mais tarde, no mesmo ano. Em 1975 a segunda colaboração entre Jon Lord e Eberhard foi lançada ("Sarabande", 1976). Em 1977 o disco "The Book" trazia Andy Summers na guitarra, marcando a primeira de uma série de colaborações entre Eberhard Schoener e os membros da banda The Police - o trio completo gravou com Eberhard os álbuns "Flashback" e "Video Magic", ambos lançados em 1978).
Contatei o maestro Eberhard Schoener por email para fazer este pequena entrevista. Meus agradecimentos especiais a Irene Peters (que trabalha com o Eberhard), que possibilitou este acontecimento!
ASTRONAUTA - Sr. Schoener, quais foram seus primeiros passos na música e quais foram suas primeiras influências musicais?
SCHOENER - Eu comecei a tocar violino aos quatro anos de idade. Despois de estudar violino e reger, fui influenciado pela música experimental e, desde então, eu tento criar uma música que baseada na união do rock com a músical clássica e música eletrônica.
ASTRONAUTA - Você teve um dos primeiros (se não o primeiro) Sintetizador Moog Modular na Alemanha. Como e quando você o adquiriu?
SCHOENER - Na verdade era o Moog número 2 e ele tinha sido devolvido por John Lennon. Ele me inluenciou bastante e por anos foi o meu instrumento preferido.
ASTRONAUTA - Você e Florian Fricke (do Popol Vuh) viviam perto um do outro durante algum tempo. confere? Você tinha contato com ele? Florian era seu amigo?
SCHOENER - Florian não era exatamente meu amigo, mas nós nos conheciamos muito bem.
ASTRONAUTA - Você trabalhou com alguns músicos de rock bastante conhecidos como Jon Lord e Sting. Como você os conheceu e como foi trabalhar com eles?
SCHOENER - Meu primeiro encontro com Jon Lord foi na produção da peça "Windows", para a Prix Jeneusse, que foi apresentanda ao vivo em 16 países da Europa. Da banda The Police o primeiro que eu conheci foi o Andy Summers e como eu estava procurando por um baterista e um baixista que cantasse, ele trouxe os outros dois e por alguns anos nós trabalhamos juntos.
ASTRONAUTA - Quais são seus planos para o futuro? Você planeja lançar um disco novo em breve? Você tem planos de misturar orquestra com uma banda de rock novamente, no futuro?
SCHOENER - No momento estou planejando um novo álbum gravado em um concerto, que provavelmente acontecerá em Munique no ano que vem, chamado "Space Night".
Check Eberhard Schoener's website: www.eberhard-schoener.com