Gershon Kingsley (ou Goetz Gustav Ksinski, seu nome "oficial") nasceu no dia 28 de outubro de 1922 em Bochum, Westfalia, Alemanha. Ele viveu em Berlin durante sua infância mas em 1938, aos 15 anos de idade, ele mudou-se para a Palestina devido à ascensão do Nazismo na Alemanha. Separado de sua família, Gersh morou e trabalhou em um kibbutz na terra que posteriormente viria a ser conhecida como Israel. La ele tornou-se pianista auto-didata e tocou em bandas de jazz locais na região de Jerusalem e Tel Aviv.
Em 1946 Gersh decidiu mudar-se para os Estados Unidos. Primeiro ele mudou-se para Los Angeles e tentou ingressar Julliard School of Music, mas a Julliard não o aceitou porque ele não tinha o segundo grau completo, então ele decidiu terminar o ensino médio à noite enquanto estudava música no LA Conservatory of Music (hoje conhecido como Cal Arts). Durante este período ele também trabalhou como organista em várias sinagogas na região de Los Angeles. Depois de se formar no conservatório como bacharel em música, Gersh começou a trabalhar como regente no "Music Circus" em Sacramento, California.
Em 1955, aos 33 anos de idade, ele mudou-se para New York e depois de uma temporada regendo o musical "Melody Fair" em Framingham (Massachusetts), ele tornou-se o diretor musical de "The Entertainer", uma produção da Broadway estrelada por Lawrence Olivier. Ele também regeu e arranjou várias produções da Broadway e Off-Broadway, incluindo "Porgy and Bess", "Jamaica", "Ernest in Love", "The Cradle will Rock you", "Fly Blackbird" e "La Plume de ma Tante" - ele foi indicado para o prêmio Tony como Melhor Diretor Musical em 1958 por esta peça. Ele também ganhou dois prêmios"Obie" por seu trabalho teatral Off-Broadway.
Jean Jacques Perrey and Gershon Kingsley |
Perrey e Kingsley não lançou mais nenhum disco como dupla mas ambos se consagraram entre os principais artistas a gravar Moog music do mundo. Em 1969 Gersh lançou seu álbum "Music to Moog by", que recebeu críticas entusiasmadas e continha sua música mais conhecida, "Popcorn", que foi regravada mais de 100 vezes, por vários artistas de muitos lugares diferentes deste planeta!
The First Moog Quartet |
Music to Moog by (1969) |
Robert Moog and Gershon Kingsley |
Gershon Kingsley and Robert Moog |
ASTRONAUTA - Hoje (dia 23 de maio) é o dia em que comemoramos o aniversário do Robert Moog. Você teve contato com ele tanto no início da invenção do sintetizador Moog quanto nos últimos dias da vida de Bob, quando vocês dois foram entrevistados por Hans Fjellestad para o documentário "Moog". Como você conheceu Robert Moog e, no seu ponto de vista, qual o maior legado dele?
Provavelmente o maior legado de Bob seja o sintetizador polifônico e o desenvolvimento do theremin.
Gershon Kingsley and the musicians from "The Entertainer" with Lawrence Olivier |
Eu conheci o Lawrence Olivier quando eu regi "The Entertainer", peça que ele estrelou na Broadway.
Eu fiz um evento com ele, improvisando no Moog enquanto ele recitava um discurso do Buckminster Fuller. Eu também encontrei-o em um avião, jogando xadrez com a viúva do Marcel DuChamp. O avião estava passando por uma turbulência enquanto eles calmamente jogavam uma partida de xadrez com pinos e furos para segurar as peças.
Eu fiz um evento com ele, improvisando no Moog enquanto ele recitava um discurso do Buckminster Fuller. Eu também encontrei-o em um avião, jogando xadrez com a viúva do Marcel DuChamp. O avião estava passando por uma turbulência enquanto eles calmamente jogavam uma partida de xadrez com pinos e furos para segurar as peças.
Jean-Jaques me chamou para ouvir seus loops de fita e tornou-se meu parceiro em "In Sound from Way Out", cuja "Baroque Hoedown" tornou-se a canção-assinatura da Disney.
Eu também trabalhei com cantores conhecidos, como Jan Peerce e outros tantos artistas que eram contratados da Vanguard.
Kingsley and the Moog synthesizer |
GERSHON - Quando eu a gravei pela primeira vez e não tinhamos o título ainda, um dos músicos sugeriu "Popcorn", não porque soava como pipoca mas por "pop" vir de popular e "corn" vir de kitsch (cafona). A música surgiu como uma música folk russa ou uma invenção do Bach, originalmente.
Para ser honesto, não muito. Porém eu gosto da Popcorn International - que eu supervisionei e foi gravada com a Cologne Radio Orchestra - da Popcorn Fantasie, arranjada pelo Benny Gebauer, da versão dos anos 80 da M&H Band, Goodiepal (com batidas extras), do Crazy Frog e da versão do Cozinheiro Suéco, dos Muppets.
GERSHON - A razão pela qual eu mudei de um país para outro foi porque eu estava vivendo durante o Holocausto e tive que deixar a Alemanha. Eu trabalhei em um Kibbutz em Israel (Palestina na época) e então me mudei para os Estados Unidos.
Eu não gostava tanto de New York e meu irmão queria mudar-se para LA. O clima da California é mais parecido com o da Palestina. Eu frequentei o conservatório de LA e decidi terminar meus estudos e graduação lá também. Eu voltei à New York com uma dançarina que havia iniciado sua nova companhia de dança lá.
Que ótima entrevista, parabéns e obrigado por publicá-la!
ReplyDeleteObrigado!!!!!!!!!!!!! Tenho entrevistado uma galera dos primórdios da música eletrônica que acabei conhecendo pessoalmente ou por contato feito pela internet.... Tem várias entrevistas aqui, uma por mês, desde janeiro passado!!!!
DeleteUm abs!!!!!!
Valeu Pinguim! Essa entrevista eh obrigatoria para aqueles que como nos, amam os Moogs!
ReplyDelete