Jon Howard Appleton nasceu em Los Angeles (California, USA) no dia 4 de janeiro de 1939. Ele é compositor, autor, professor de música e um dos pioneiros no campo da música eletro-acústica. No final dos anos 50 ele passou a lecionar depois de se formar no Reed College, em Portland (Oregon, USA). No início dos anos 60 ele mudou-se para San Francisco (também na California, USA) e, simultâneamente aos seus estudos com Andrew Imbrie na Universidade da California, ele passou a lecionar música na Verde Valley School em Sedona (Arizona), onde ele regia o coral e a orquestra e ensinava teoria musical, história da música e piano. Depois de se formar na Universidade do Oregon em Eugene, Oregon, ele contruiu um estúdio de música eletrônica básico e compôs seus primeiros trabalhos neste gênero. Na metade dos anos 60 ele foi convidado por Vladimir Ussachevsky para estudar música no lendário estúdio de música eletrônica da Universidade Columbia-Princeton e, logo após, ele passou a lecionar no Dartmouth College em New Hampshire (onde ele fundou o curso de graduação em música eletro-acústica em 1989 e lecionou até 2009). Na metade dos anos 70 Jon deixou o Dartmouth College por um período de um ano (entre 1976-1977), quando ele assumiu o cargo de diretor do Elektronmusikstudion, o centro nacional de música eletrônica na Suécia. Depois disto Jon retornou ao Dartmouth College e também passou a lecionar em diversas instituições e Universidades pelo mundo todo (como a Keio University, em Tokyo, Japão) e colaborou com o compositor e engenheiro de som Andre Smirnov para montarem o Theremin Center no Conservatório de Música de Moscow, onde Jon leciona até hoje pelo menos uma vez por ano!
Em 1969, Appleton publicou suas primeiras gravações ("Appleton Syntonic Menageire" e também seu álbum em colaboração com o músico de jazz Don Cherry, "Human Music"). Depois disto ele gravou diversos outros discos, muitos deles executados no Synclavier (que era chamado de Dartmouth Digital Synthesizer nos primeiros anos de existência), um instrumento desenvolvido por ele em parceria com Sydney Alonso e Cameron Jones. Este instrumento se tornou bastante famoso, principalmente nos anos 80, quando ficou bastante conhecido apesar muito caro. Suas composições incluem trabalhos para orquestra, câmara, voz, coral, piano, Synclavier e outros instrumentos digitais e, naturalmente, música eletro-acústica!
Você pode encontrar mais informações no website do Jon Appleton: www.appletonjon.com
Eu encontrei o Jon Appleton em São Paulo, no mês de agosto passado. Ele foi convidado pelo seu ex-aluno Vanderlei Lucentini para vir ao Brasil para realização de algumas palestras e um "pocket concert em um evento chamado "Actamedia 10", no qual o Vanderlei estava fazendo a curadoria. Jon Appleton é uma pessoa muito gentil e agradável. E muito bem-humorado (o que foi uma das características que mais gostei em Jon: seu senso de humor!). Gostaria de agradecer muito ao Jon por esta entrevista e por ser esta pessoa tão gentil! E também quero agradecer ao Vanderlei Lucentini pela oportunidade que tive de conhecer o Jon Appleton pessoalmente!
Jon Appleton & Astronauta Pinguim - São Paulo (agosto de 2012) |
Aqui estão minhas cinco perguntas para Jon Appleton:
ASTRONAUTA - Jon, quais são as memorias musicais que vocie tem da sua infância e quando você percebeu que gostaria de ser músico profissional? E quando você se interessou por música eletro-acústica?
APPLETON - Eu resolvi me tornar compositor quando eu tinha seis anos de idade. Aos nove anos de idade eu compus "O Concerto Marciano". Juvenil.
ASTRONAUTA - No início dos anos 90 você colaborou na fundação do Theremin Center for Electronic Music, no Conservatório de Música de Moscow. E desde então você continua a lecionar lá pelo menos uma vez por ano. Como é sua relação com o theremin, é um instrumento que vocie gosta de tocar ou utilizar para compôr? E quanto ao Leon Theremin, você o conheceu pessoalmente? Qual sua impressão sobre ele e sobre o instrumento que ele criou?
APPLETON - Eu conheci o Lev Theremin em Bourges, na França. (Veja a foto histórica ao lado, com Theremin, eu, Moog, Buchla, etc.) Eu compús três peças para theremin - todas as três para a Lydia Kavina. O intrumento é musicalmente dificil de tocar. Eu não entendo porque as pessoas são tão fascinadas por ele.
ASTRONAUTA - Você é uma das poucas pessoas no mundo que inventaram e/ou desenvolveram um instrumento musical (no caso o Synclavier, to primeiro sintetizador digital a ser comercializado). Como foi o processo de construção do primeiro protótipo e os ajustes necessários até que você, Sydney Alonso e Cameron Jones dissesem "ok, este é o Synclavier!"? Você ainda tem algum destes primeiros Synclaviers (e, se tem, ainda toca nele de vez em quando)?
APPLETON - Eu tenho o primeiro e o segundo Synclaviers mas eu não toco neles. Eu nem tenho certeza se eles estão funcionando. Sydney, Cameron e eu desenvolvemos o instrumento a partir de algo chamado The Dartmouth Digital Synthesizer. O conceito era meu e o design deles.
ASTRONAUTA - Eu sou louco por sintetizadores MOOG, como você pode notar. E você utilizou um sintetizador Moog como seu principal instrumento no álbum que você gravou em parceria com Don Cherry, "Human Music" (de 1970). Como você conheceu o Robert Moog e quis suas impressões sobre ele? E quanto a Don Cherry e suas impressões sobre o disco que vocês gravaram juntos?
APPLETON - Bob Moog era uma pessoa muito gentil e querida. E era um péssimo homem de negócios. Veja a foto. Eu conheci o Bob no centro de música eletrônica de Columbia-Princeton, em 1965. Don Cherry e eu nos conhecemos através da nossa gravadora, Flying Dutchman. Ele tinha uma enorme imaginação músical e estava sempre disposto a tentar qualquer coisa.
ASTRONAUTA - Sua peça "Chef d'Ouevre" é muito legal! É uma peça de música eletro-acústica eu sei mas, na minha cabeça, eu faço uma comparação dela com Andy Warhol e a pop-art que estava surgindo quase no mesmo período (não sei se estou sendo tolo por fazer esta comparação...) Você gostava do movimento de pop-art nos anos 60 e aquilo te influenciou de alguma maneira? Ou, melhor, alguma outra forma de arte influenciava sua música?
APPLETON - Talvez muitos artistas na época estivessem interessados em incorporar elementos da cultura popular no final dos anos 60. Eu não conheço muitos compositores que fizeram isto. "Chef d'Ouevre" chamou muito a atenção justamente por causa disto. Foi lançada, na verdade, em um disco de 45 rotações, com "Newark Airport Rock" no lado B. Minha peça favorita desta era é "Time Square Times Ten" (http://www.folkways.si.edu/TrackDetails.aspx?itermid=32519) Você pode ouvir Sintetizadores Moog nesta peça.
Jon.
No comments:
Post a Comment