David Van Koevering nasceu na cidade de Grand Rapids (Michigan), no dia 8 de Abril de 1940. Filho de um músico profissional, David aprendeu a tocar uma longa lista de instrumentos musicais logo cedo, na sua infância. Sua maneira entusiasmada de comunicar-se com as pessoas, aliada ao seu conhecimento e interesse profundos sobre música e instrumentos musicais o levaram a tornar-se um educador musical muito popular nos anos 60. Durante uma palestra em um programa educacional na cidade de New York, no final dos anos 60, David Van Koevering teve a oportunidade de visitar os estúdios da R. A. Moog em Trumansburg (NY) e, logo em seguida, conheceu o Robert Moog, que havia inventado o Sintetizador Moog alguns anos antes e estava começando sua trajetória para colocar o sintetizador que carregava seu sobrenome como o instrumento musical eletrônico mais famoso de todos os tempos. E, de alguma forma, David ajudou isso a acontecer, quando decidiu que apresentaria o futuro da música para as novas gerações e tornou-se um dos mais importantes demonstradores e vendedores dos Sintetizadores Moog daquele período. No início dos anos 70, David Van Koevering viajou através dos Estados Unidos da América, demonstrando e vendendo o recém inventando Mini Moog.
A empresa R. A. Moog foi vendida para Bill Waytena no início da década de 70, e foi renomeada como Moog Music. David Van Koevering tornou-se o Vice Presidente da companhia. Algum tempo depois, Waytena vendeu a Moog Music para a Norlin e David pediu demissão. Na primeira metade dos anos 70, ele fundou a Vako Synthesizers e, depois de comprar os direitos do Optigan (que era fabricado pela empresa de brinquedos Mattel), desenvolveu o Orchestron, instrumento capaz de reproduzir sons de cordas, corais, orgão, flauta e outros instrumentos de uma orquestra. O Orchestron tornou-se bastante famoso na segunda metade da década, pelas mãos de músicos como Patrick Moraz (Yes), Tony Carey (Rainbow) e pelos membros do Kraftwerk (os corais e cordas que ouvimos nos álbuns Radio-Activity e Trans-Europe Express foram todos executados em um Vako Orchestron que a banda adquiriu na tour americana de 1975.) Nos anos 90, Van Koevering criou outro instrumento inovador, o VanKoevering Interactive Piano, e uma nova associação com o amigo de longa data Robert Moog aconteceu, com Bob cuidando do design das partes analógicas do VanKoevering Interactive Piano. Pastor desde os anos 60 David Van Koevering é o presidente e fundador da Elsewhen Research, organização sem fins lucrativos dedicada à explicação científica do que está escrito na Bíblia. Como musicólogos, David e sua esposa Becky apresentam performances e palestras públicas, nas quais eles explicam a Ciência dos Sons, História da Música e demonstram sua coleção que conta com mais de 250 instrumentos musicais raros e incomuns.
Meu contato com David Van Koevering foi via email. Eu sou muito grato pelo fato dele ter encontrado algum tempo para responder à esta entrevista. Como um fato curioso, David me contou no primeiro contato para a entrevista que ele já esteve no Brasil, quando veio como missionário em 1960, aos 19 anos de idade. Brasilia, a capital do país, recém estava sendo construída na época!
Bom, muito obrigado pela entrevista, David Van Koevering!
www.davidvankoevering.com |
ASTRONAUTA - David, quais são suas lembranças da sua infância e de como a música entrou na sua vida?
DAVID - Quando eu era criança, aos 12 anos de idade, eu já tocava 27 instrumentos musicais. Meu pai era músico profissional e me ensinou música desde muito cedo. Eu tinha um talento natural, era o que pode ser chamado de criança prodígio. Aos 12 anos de idade eu me inscrevi numa competição (musical) nacional, nos Estados Unidos, e fiquei em segundo lugar.
ASTRONAUTA - Como você conheceu o Robert Moog?
No palco: David Van Koevering (segundo à esquerda) e Robert Moog (sentado, ao centro). |
ASTRONAUTA - De acordo com Robert Moog, antes de se juntar à Moog Music você já era um palestrante bastante conhecido e um gênio na arte de cativar as pessoas. É também fato conhecido que você foi um dos responsáveis pela popularização do Mini Moog, nos seus primeiros anos de existência. Quais são suas memórias a respeito disto?
DAVID - Eu acredito que tenha sido por conta do fato de que, antes de eu conhecer o Bob, eu era pastor. E eu senti pelo que eu via como o futuro da música o mesmo entusiasmo que eu sentia nos meus sermões. Eu fui a primeira pessoa e levar o Mini Moog até os artistas de palco. Juntamente com um sócio chamado Les Truby, eu fundei a "Vako Synthesizers" (sendo a palavra Vako formada pelas sílabas iniciais do meu sobrenome, VanKoevering). Nós fomos os primeiros a encomendar 25 Mini Moogs. Assim que os pedidos eram entregues pela R. A. Moog, eu levava os Mini Moogs para alguns músicos tocarem com eles. Eu também abri o primeiro night club com um Mini Moog, e tocava ao vivo com ele, no palco. Nós chamamos o club de "Island Of Electronicus". Era um tremendo sucesso entre a nova geração. Nós tínhamos grandes almofadas no chão, e tocávamos todos os sucessos daquela época, de Beatles a Switched On Bach. O público era convidado a se apresentar também. Depois das primeiras vendas no estado da Florida, eu decidi que eu precisava levar o Mini Moog por todo o território nacional (nos Estados Unidos). Nós fechamos o "Island Of Electronicus" e eu saí pela estrada, vendendo para as lojas de rock & roll nos Estados Unidos. Uma das memórias que eu tenho daqueles dias remotos é de um verão, durante as férias escolares das crianças, atravessei os Estados Unidos de carro, com minha esposa Becky, nossa filha Debbie, nosso filho Jon e nossa cachorrinha poodle FiFi, procurando por lojas e revendedores.
ASTRONAUTA - Na metade dos anos 70 você projetou e desenvolveu o Vako Orchestron, que acabou se tornando um instrumento bastante conhecido pelas mãos dos membros do Kraftwerk e de Patrick Moraz (Yes). Como você teve a idéia de fazer o Vako Orchestron? Você ainda tem um Vako Orchestron?
DAVID - Depois que Bill Waytena comprou a R. A. Moog e mudou a companhia para Moog Music, eu fui contratado como Vice Presidente e introduzi o Mini Moog em 28 países. Depois que Bill Waytena vendeu a empresa para a Norlin e eu descobri que o estoque que havia sido prometido para mim tinha ido junto na venda, eu deixei a empresa e me mudei de volta para a Florida. Eu percebi que havia a necessidade de um instrumento polifônico, que pudesse tocar acordes e também fosse capaz de reproduzir sons de violinos de verdade, vozes humanas, orgão e também outros instrumentos de uma orquestra. Eu contatei a empresa Mattel, que construia uma espécie de instrumento de brinquedo para uso doméstico, que podia reproduzir estes sons. Então eu fui lá e desenvolvi o "Vako Orchestron", para os músicos utilizarem ao vivo. O Orchestron registrava o som em óxido de prata, em uma peça de filme negativo. A luz passava pelo filme por arsenieto de germanium, através de foto-células. O instrumento se popularizou bastante e logo passou a substituir o Mellotron, que era construído na Inglaterra e era muito grande, pesado e difícil de ser transportado. O Orchestron ficou bastante famoso através de bandas como o Kraftwerk, o Patrick Moraz (do Yes), o Tangerine Dream e tantos outros. O Orchestron foi o primeiro instrumento que levou ao desenvolvimento do que hoje nós conhecemos como CD (Compact Disc). O Orchestron existe em forma de sofware hoje em dia. E sim, eu ainda tenho um Orchestron.
ASTRONAUTA - E o VanKoevering Interactive Piano, como surgiu?
DAVID - No início dos anos 90 eu tive uma visão, de um instrumento que pudesse reproduzir 128 sons, tivesse um estúdio de gravação embutido, pudesse escrever notas e notação musical enquanto fosse executado e tivesse uma impressora acoplada, para imprimir as partituras e também pudesse gravar isto em CD. Nunca ficaria obsoleto porque não teria botões. Você interagiria através do seu software, chips e uma tela sensível ao toque, que poderiam automaticamente ser atualizados pela internet, confome os softwares fossem avançando. Chamei de VanKoevering Interactive Piano. Tinha softwares que ensinavam você a tocar o piano, através de lições e jogos interativos. Foi um projeto de 5 anos e 40 milhões de dólares. Nós vendemos 4.700 deste lindo instrumento em forma de piano, através de 125 revendedores por todos os Estados Unidos. Tínhamos 136 empregados, em 5 escritórios nos Estados Unidos. Bill Gates fez um pronunciamento dizendo que o VanKoevering Interactive Piano era a melhor aplicação do Windows 2000 que havia. Bob Moog se tornou o designer da parte analógica da nossa companhia. Tudo acabou quando as Torres Gêmeas foram derrubadas, no dia 9 de Setembro. Nossos maiores investidores perderam milhões e não puderam mais subsidiar-nos na venda do estoque.
www.davidvankoevering.com |
DAVID - Como musicólogo eu tenho visto que, conforme as novas tecnologias vão surgindo, o homem dá um jeito de incorpora-las nos instrumentos musicais. A tecnologia de controle de vapor trouxe o calliope, as válvulas trouxeram o Orgão Hammond, Bob Moog utilizou transistores e placas de circuito impresso. A leitura de filmes através da luz trouxe o Orchestron. A era dos computadores viabilizou a construção do VanKoevering Interactive Piano e tantos outros instrumentos. Através dos séculos, os músicos descobriram como fazer música com a tecnologia que estava à disposição deles.
ASTRONAUTA - Quais são seus projetos mais recentes? E planos para o futuro?
DAVID - Meus projetos mais recentes são relacionados com a cura do corpo através do som, da luz e das frequências. Nos anos 30 e 40, o inventor Royal Rife desenvolveu uma máquina que emitia frequências de rádio que, quando conectadas ao seu microscópio de eletrons, enviava uma frequência de rádio para o corpo. Isto demonstrou ter ajudado na cura de mais de mil tumores, confirmados por laudos médicos e testemunhos de pacientes. Meu VanKoevering Interactive Piano, que pode reproduzir as frequências de um piano Steinway e outros 127 instrumentos, certamente pode reproduzir as frequências que Rife utilizou para ajudar na cura do câncer. É um uso e uma aplicação da tecnologia maiores do que construir o instrumento musical digital mais sofisticado de todos. Meu trabalho com lasers e plasmas conectará estas frequências, que podem curar muitas doenças. Espere e veja o que acontecerá num futuro próximo, daqui 12 ou 18 meses a partir de agora, com telefones celulares e iPads. É uma viagem muito excitante. Uma visão do passado e também uma olhada no futuro. Eu gostaria que você estivesse lá. Alguns dos nossos leitores estiveram.
David VanKoevering - Visionário.
DAVID - Meus projetos mais recentes são relacionados com a cura do corpo através do som, da luz e das frequências. Nos anos 30 e 40, o inventor Royal Rife desenvolveu uma máquina que emitia frequências de rádio que, quando conectadas ao seu microscópio de eletrons, enviava uma frequência de rádio para o corpo. Isto demonstrou ter ajudado na cura de mais de mil tumores, confirmados por laudos médicos e testemunhos de pacientes. Meu VanKoevering Interactive Piano, que pode reproduzir as frequências de um piano Steinway e outros 127 instrumentos, certamente pode reproduzir as frequências que Rife utilizou para ajudar na cura do câncer. É um uso e uma aplicação da tecnologia maiores do que construir o instrumento musical digital mais sofisticado de todos. Meu trabalho com lasers e plasmas conectará estas frequências, que podem curar muitas doenças. Espere e veja o que acontecerá num futuro próximo, daqui 12 ou 18 meses a partir de agora, com telefones celulares e iPads. É uma viagem muito excitante. Uma visão do passado e também uma olhada no futuro. Eu gostaria que você estivesse lá. Alguns dos nossos leitores estiveram.
David VanKoevering - Visionário.
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