
Meu primeiro contato com a música criada por Udo Hanten foi quando ouvi pela primeira vez o disco "Synthesist", do Harald Grosskopf (laçado originalmente em 1980). Depois disso, Harald também mencionou bastante o Udo na entrevista que fiz com ele para o meu blog, em fevereiro de 2012. Como meu principal campo de pesquisa é sobre os sintetizadores analógicos e equipamentos eletrônicos, naturalmente eu passei a procurar por mais álbuns gravados pelo Udo Hanten e acabei descobrindo a música feita pelo YOU. Quantos álbuns bacanas! Logo em seguida eu encontrei os contatos do Udo na internet e perguntei se havia interesse dele em ser entrevistado para o meu blog, ao que ele getilmente disse sim, e aqui está: uma bela entrevista com Udo Hanten!
ASTRONAUTA - Quando e como você começou a fazer música?
UDO - Se eu bem lembro... Deve ter sido em 1966 (talvez 67, não tenho certeza), eu queria ser um rock star... ;-)
Então eu consegui uma guitarra acústica, mas depois da primeira hora de aula, eu languei a escola de música. (Não era bem o que eu queria).
ASTRONAUTA - Quais foram suas primeiras influências musicais?
UDO - Eu acho que os Beatles... As faixas experimentais do LP "Revolver" foram, para mim, uma indicação de que o universo musical é infinito...

UDO - ... e eu comecei a fazer experiências com minha guitarra acústica (arranjei um captador, um velho rádio valvulado que consegui em uma loja de usados, e um reverber de mola), liguei todas estas coisas juntas e saíram uns ruídos estranhos quando eu toquei nas cordas da guitarra... Mais tarde, eu ganhei de um amigo dos meus pais um gravador de rolo, e passei a fazer gravações em vários canais.

ASTRONAUTA - Antes do YOU você teve uma dupla de sintetizadores com o Helmut Brueker. Existe algum material (faixas gravadas, performances filmadas) desta dupla em algum lugar?
UDO - Sim, eu acho que tenho uma gravação... (mas não é fácil de achar, meus arquivos de gravações têm crescido nas últimas décadas). Tenho também fotos de uma sessão com um fotografo profissional.
ASTRONAUTA - Como foi o processo de gravação dos primeiros álbuns do YOU?
UDO - Depois de finalizar uma colaboração com Klaus Schulze, (isso foi num período anterior ao selo dele, IC... sua idéia era lançar Robert Schroeder e eu como os primeiros artistas da IC). Eu queria criar rock eletrônico. Então eu procurei por um guitarrista. Encontrei Uli Weber, (ele é exclusivamente um guitarrista de rock) e fizemos várias sessões de gravação. Todas as músicas eram feitas em estúdio, durante a gravação. Nós nunca compusemos nenhuma música antes. E então o YOU havia nascido... Mais tarde eu conheci o Albin Meskes, que veio a ser o segundo músico a tocar sintetizadores no YOU.

UDO - Eu conheci o Harald em dezembro de 79, em Berlin. Eu tinha viajado com Uli Weber, para apresentar algumas demos nossas no Paragon Studios, do Peter Baumann. Na mesma tarde eu tive a idéia de encontrar o Harald e convida-lo para gravar as baterias em algumas músicas do YOU. Nós o encontramos e mostramos nossas demos no carro dele... Então o Harald me disse que o Karl Schulze já havia mencionado sua idéia a ele, de me levar para o selo IC. E Harald me disse que queria produzir seu disco com uma ajudinha minha... e alguns meses depois, começamos as gravações de "Synthesist". Foi uma grande experiência para mim, poder fazer parte da história dos heróis da música cosmica... Foi minha primeira aparição em vinil :-) (A história toda daria um livro... ;-))
ASTRONAUTA - Quais são as principais diferenças entre o YOU do final dos anos 70 e hoje em dia?
UDO - Eram produções feitas em sessões livres e doidonas. Hoje em dia é mais elaborado...

UDO - SIIIIIIM, nós temos todo o equipamento que usavamos no passado e ainda o utilizamos, juntamente com novas possibilidades...
ASTRONAUTA - Obrigado, Udo Hanten. E espero te conhecer pessoalmente um dia desses! Tudo de bom. Meus cumprimentos de São Paulo!
UDO - Também espero, talvez mais rápido do que o esperado. Eu tenho um amigo em Cutiriba (Jaime Zenamon) e vou visita-lo em 2014...
Obrigado.
UDO
www.HAN10.net
No comments:
Post a Comment