O compositor, performer, arquiteto sonoro, designer interativo, radialista, escritor e palestrante escocês Ronald Frederick Geesin nasceu na cidade de Stevenson, em Ayrshire (Escócia), no dia 17 de dezembro de 1943. A música surgiu na vida de Ron ainda na infância, na forma de uma harmônica cromática. Aos 15 anos de idade ele descobriu o jazz e começou a tocar banjo, mudando para o piano em seguida, aprendendo o instrumento de forma auto-didata, ouvindo alguns dos gigantes do jazz no seu gramofone. Aos 17 anos, Ron Geesin juntou-se à sua primeira banda profissional, Original Downtown Syncopators. Com a banda, Ron gravou e saiu em turnês entre 1961 e 1964.
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No início dos anos 70, ele estabeleceu uma das primeiras gravadoras de um homem só, Headscope, lançando vários discos solo legais, como 'As He Stands' (1973), 'Patruns' (1975) e 'Right Through' (1977), todos estes gravados no estúdio caseiro de Ron. Antes disto, em 1972, um disco de library music chamado 'Electrosound' foi gravado por Ron, também no seu home-studio, e lançado pelo famoso selo de library music KPM. Seu lançamento mais recente é o CD 'RonCycle1: the journey of a melody', e você pode adquirir este disco - assim como vários outros álbuns e livros do Ron Geesin, incluindo 'The Flaming Cow' - através do website da Headscope: www.headscope.co.uk
Eu contatei o Ron Geesin pela primeira vez via email, através do seu website pessoal. Uma pessoa muito agradável, Ron gentilmente aceitou responder algumas perguntas para esta entrevista. Sou muito grato e espero ter a oportunidade de encontra-lo pessoalmente algum dia. Obrigado, Ron! Aqui está a entrevista:
ASTRONAUTA - Ron, quais foram seus passos iniciais no mundo da música? E seus primeiros instrumentos e influências musicais?
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ASTRONAUTA - Como e quando você se interessou por equipamentos e instrumentos musicais eletrônicos? E quando você construiu seu próprio estúdio? Quais eram os equipamentos que você tinha para gravar e manipular os sons no seu estúdio, na época?
RON GEESIN - Enquanto eu ainda estava com a banda Original Downtown Syncopators, eu fiz alguns arranjos para eles, o que significava aprender algumas coisas sobre notação musical. Eu também ouvia alguns compositores clássicos. Aos 21 anos de idade, quando eu estava para deixar a banda, eu me transformei de um cara que andava com roupas antigas e preferia os gramofones (acústicos) para um cara que adotou as fitas magnéticas. Eu acho que isto já estava adormecido dentro de mim e, de repente, aflorou. Eu vi que esta nova mídia me permitiria 'pintar com os sons': eu já havia pintado, mas de uma maneira mais surreal, antes de sair de casa, aos 17 anos e meio. Meu 'estúdio' era simplesmente a sala de estar do nosso úmido apartamento no subsolo, na famosa e mais colorida área em Londres, conhecida como Notting Hill. Quando eu queria gravar algo utilizando um microfone, minha esposa - que era desinger desinger de moda - tinha que parar de riscar no seu papel vegetal! Meu primeiro gravador de fitas foi um Ferrograph (britânico), construído com a solidez de um tanque alemão. Então eu consegui outro, mas não era uma máquina de qualidade tão boa. Quando a fábrica suiça Revox apareceu, eu troquei meus gravadores e logo estava com três G36.
ASTRONAUTA - Em 1967, você lançou o álbum"A Raise Of Eyebrows". Como este disco foi criado e como foi seu processo de gravação? E quais foram as técnicas que você utilizava para gravar e manipular suas composições eletrônicas e trilhas sonoras?
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ASTRONAUTA - Em 1970, você colaborou na composição e nos arranjos de 'Atom Heart Mother', a suíte épica que ocupa todo o lado A do álbum de mesmo nome, do Pink Floyd. Este álbum foi uma espécie de divisor de águas na carreira do Pink Floyd, sendo seu primeiro disco da banda a alcançar o número 1 nas paradas inglesas. Como você vê esta colaboração dentro da sua própria carreira e discografia?
RON GEESIN - Meu trabalho nesta faixa, compondo todos os sopros, corais e violoncelos, foi como uma ótima peça artesanal: um material intrincado, evocativo, provocativo e excitante, tudo isso colocado em um tecido bem simples. Eu não a considero uma grande composição. Eu tenho feito peças muito melhores, só que não são escutadas por muitas pessoas.
ASTRONAUTA - Suas histórias sobre o making of de 'Atom Heart Mother' são contadas no livro 'Flaming Cow', publicado em 2013. Mas quanto a outra colaboração sua com o Roger Waters, na trilha sonora ' Music From The Body', também lançada em 1970? Como ela foi criada e gravada?
RON GEESIN - 'THE Flaming Cow!' Para o filme 'The Body', eu fui chamado para fazer a música e então me perguntaram se eu escrevia canções. "Certamente não", eu respondi, "mas conheço um cara que escreve." Então Roger Waters fez as canções e eu fiz as músicas e atmosferas. Nós trabalhamos separadamente entre Fevereiro e Março de 1970. Depois da finalização de 'Atom Heart Mother', nós passamos a trabalhar no álbum 'Music From The Body", da gravadora EMI. Roger regravou suas canções, minhas peças foram as mesmas utilizadas no filme, e então nós adicionamos algumas novas faixas, 'Our Song' e 'Body Transport'. Foi idéia do Roger emendarmos uma faixa na outra, como se alguém estivesse numa jornada pelo corpo humano e descobrisse várias câmaras diferentes.
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RON GEESIN - Sim, eu ainda tenho alguns dos velhos equipamentos, mas eu não considero isto importante. A idéia é tudo, e pode ser realizada de várias maneiras. As mudanças tecnologicas no áudio, principalmente o sampler e a manipulação digital, ampliaram muito a 'paleta' com a qual eu pinto meus sons, mas eles não mudam a idéia. O fator que mais influenciou e influencia em todos estes anos é a necessidade de ganhar dinheiro para sobreviver, permanecendo razoavelmente independente. Isto significa trabalhar com rádio, filmes, TV, que me oferecem exposição pública enquanto consigo manter minhas idéias radicais e verdadeiras.
ASTRONAUTA - E quanto aos seus trabalhos recentes? Você está planejando ou gravando algum álbum novo? E quanto a concertos? Você deveria vir a São Paulo, seria bacana se você viesse para tocar e palestrar aqui!
RON GEESIN - Meu trabalho mais recente em CD foi 'RonCycle1: the journey of a melody', que foi quase impossível de finalizar devido à sua complexidade. O próximo CD planejado será 'RonCycle2: the journey of a rhythm', e eu já tenho várias anotações feitas, mas ainda não tenho nem idéia se conseguirei completar este disco. No momento, até o final de 2014, eu estou compondo um trabalho octofônico utilizando o canto dos blackbirds, para ser apresentado em uma galeria na costa sul da Inglaterra (no pavilhão De La Warr, em Bexhill-on-sea) em Outubro e Novembro. Estou também finalizando um livro chamado 'Adjustability: a history and analysis of the adjustable spanner in the UK, 1750-1960'. Um concerto está fora de cogitação, por causa da osteoartrite na minha mão esquerda.
Site oficial do Ron Geesin: www.rongeesin.com
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