Friday, April 01, 2011

WURLITZER 200A electronic piano (texto em português)



Os primeiros pianos eletrônicos Wurlitzer surgiram na segunda metade do século passado a partir de uma invenção do norte-americano Benjamin Meissner. Na década de 1930 ele usou um captador eletrostático para amplificar o som de um piano tradicional e este sistema foi utilizado, primeiramente, pela Everett Piano Company. Mais tarde, já nos anos 50, a Wurlitzer Company comprou a patente da invenção de Meissner, finalmente trocou as cordas do piano pelas famosas palhetas de metal e em 1955 o primeiro piano eletrônico Wurlitzer surgia no mercado.

O funcionamento de um Wurlitzer é muito simples. Bom, na verdade não tão simples quanto o funcionamento de um piano elétrico Rhodes, mas ainda muito simples: uma tecla aciona um martelo - mais ou menos como os martelos de um piano tradicional, mas bem menor – que por sua vez bate em uma palheta feita de metal cujo som é captado por um enorme captador eletrostático e o sinal é pré-amplificado e amplificado internamente no instrumento. O piano tem ainda um pedal de sustain que também funciona de maneira simples: uma alavanca acionada pelo pé gera tensão em um cabo que por sua vez aciona um mecanismo parecido com o de sustentação de nota de um piano tradicional.


O modelo 200 surgiu em 1968 e o 200A (o mais conhecido dos vários fabricados pela companhia) em 1972. Eram menos pesados do que os modelos anteriores, um pouco mais de 25 kilos sem os pés, sem o pedal e sem case. A extensão do teclado do 200A é de 64 notas, indo de LÁ (equivalente ao segundo Lá de um piano convencional) ao DÓ agudo (equivalente ao penultimo Dó de um piano convencional). A fabricação do 200A durou até 1982 e era vendido nas cores preta e verde (existem alguns 200A na cor branca, como os utilizados pelo Supertramp, pelos Beach Boys e pelos Carpenters, mas estes eram versões customizadas por encomenda, não eram comercializadas normalmente). Em 1978 surgiu ainda o modelo 200B, mas este não tinha muitas inovações, era visualmente idêntico ao 200A, porém podia ser ligado com uma bateria recarregável e não tinha amplificador nem alto-falantes internos. Nunca vi no Brasil nenhum dos outros modelos, embora conheça cerca de 10 pessoas (além deste Pinguim que escreve aqui) que possuem um 200A.

Entre os principais artistas e bandas a utilizarem um Wurlitzer posso dar uma lista quase infinita de gravações. Para ficar nas mais conhecidas mundialmente, cito o Supertramp (o som do piano é várias vezes confundido com o próprio som da banda, vide os clássicos “The logical song”, “ Dreamer” e “Breakfast in America”. Além disso a banda foi, sem sombra de dúvida, a principal difusora da marca durante sua existência), Pink Floyd (“Money”, “Breathe”, “Time” e “Have a cigar”), The Archies (na conhecidíssima “Sugar sugar”) The Kingsmen (na não menos conhecida “Louie, louie”), The Seeds (praticamente todas as suas músicas eram baseadas no som do Wurlitzer ou do orgão Farfisa), The Doors (na belíssima “Queen of the highway”, presente no disco Morrison Hotel/Hard Rock Café e no blues “Crawling King Snake, do disco L.A. Woman) Elton John (“Lady Samantha” e “Heart in the right place”), John Lennon (“How do you sleep”, entre outras), Paul McCartney (“Ram on”), Queen (“You are my best friend”, do magnífico álbum A night at the opera), The Rolling Stones (“Miss you”), Steely Dan (“Do it again”, entre muitas outras), Stevie Wonder (“Love having you around”, “Sweet little girl” e “Tuesday heartbreak”) e Sun Ra (em várias faixas, incluindo a primeira utilização de um Wurlitzer na história da música, em gravação datada de 1956).



O meu Wurlitzer 200A foi comprado de um cidadão cujo nome eu não lembro, acho que era Edson - ou Edson era o nome do guitarrista da banda, que estava presente na ocasião em que fui buscar o piano. Sei que ambos tocavam em um conjunto de baile muito famoso no Rio Grande do Sul chamado “Impacto”. Comprei mais ou menos em 1997, durante as gravações do disco “Era uma vez um gato xadrez” da Acreticine me Atray, banda que eu fazia parte na época. Lembro de ter utilizado ele em uma ou duas músicas no máximo, pois estavamos finalizando o disco. Na época cheguei a levar ele para alguns shows, tanto d’Acretinice quanto de outras bandas e artistas que eu fazia “participações especiais”. O piano estava cheio de cupins e desmontei ele inteiro para reformar e pintar novamente! Ja comprei sem o knob de vibrato e com uma ou duas palhetas quebradas, mas muitas mais foram quebrando ao longo dos anos. É dificil de achar (tanto palhetas quanto um Wurlitzer inteiro) mas sei que se consegue pela internet, em uma loja na cidade de Melbourne, Austrália. O número de série do meu piano é 76.159 ou seja, fizeram mais de 76 mil antes de colocarem o meu na rua – a maioria para dentro dos Estados Unidos, já que ele era fabricado em Illinois.




Algumas curiosidades a respeito do piano eletrônico Wurlitzer:
- O “eletrônico” presente no nome foi utilizado para diferenciar de um “piano elétrico” fabricado anteriormente pela Wurlitzer. Tratava-se de um instrumento interesantíssimo chamado “Orchestrion”, datado do início do século passado! Vale a pena buscar na internet informações sobre o “Orchestrion”! É, na minha opinião, um dos instrumentos mais curiosos e inovadores antes da invenção do sintetizador, criando o conceito que anos mais tarde originaria toda a automação e sincronia entre instrumentos musicais e todo o conceito de MIDI!
- A Wurlitzer era uma famosa fábrica de orgão tubulares e de jukeboxes antes de se tornar mundialmente famosa pelos pianos eletrônicos.
- O primeiro artista a gravar com um Wurlitzer foi o musico de jazz “fora da casinha” Sun Ra, em 1956, e o primeiro artista de fama internacional foi Ray Charles na faixa “What I’d say”, em 1959.


photos: Kay Mavrides


Gravei este video com uma pequena demonstração do meu Wurlitzer no dia 30 março de 2011!


8 comments:

  1. simplesmente demais Astroman! ADOREI!

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  2. Olá Pinguim eu tambem Possuo uam reliquia dessas estou com algus probleminhas podemos trocar informaçoes??

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  3. Oi, logico que sim!!!! Me manda email para astroping@hotmail.com
    Abs!

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  4. Alias, consertei meu Wurlitzer estes dias, estavam faltando umas palhetas, de algumas notas, e também o knob do vibrato. O site onde podem se encontrar todas as peças para os pianos Wurlitzer (e Rhodes) é:
    www.vintagevibe.com

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  5. Link to the english version of these post (originally published on february 10th, 2012):

    http://astronautapinguim.blogspot.com/2012/02/wurlitzer-200a-electronic-piano-text-in.html

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  6. Quero comprar um desse. Alguém sabe onde ou quem vende no Brasil ?

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    1. Oi Bartolomeu, tudo bom?
      De vez em quando aparece algum para vender no Mercado Livre, mas sempre vejo pedirem uma fortuna por pianos eleetricos la (não só Wurlitzer, mas Rhodes também). Minha sugestão é você achar aguém que esteja voltando dos Estados Unidos, compre la (pelo ebay) e traga em mãos para você. É pesado, mas o que você vai pagar pelo piano + excesso de bagagem não vai dar nem metade do valor que você encontrará aqui no Brazil (mesmo com o dólar com a cotação alta nos dias de hoje). Espero ter ajudado. Um abs! Astronauta Pinguim

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  7. Eu tenho um! se alguem tiver interesse me manda um email henrique.battistella@gmail.com

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