Friday, October 28, 2011

ROLAND TR-606 Drumatix (texto em português)



No ano de 1981 a Roland, empresa japonesa fundada pelo engenheiro eletrônico Ikutaro Kakehashi, completava quase uma década de existência como uma companhia bem consolidada no mercado de instrumentos musicais, tendo como seus carros-chefe as baterias eletrônicas e os sintetizadores, tanto monofônicos quanto – a partir de 1978, com o lançamento do Jupiter 4 – polifônicos. Neste periodo a Roland lançou dois modelos que viriam a se tornar, com o passar do tempo, uma grande referência estética da música eletrônica nos anos seguintes, a TB-303 (Bass Machine que, segundo me consta, foi o instrumento responsável pelo surgimento da Acid House na segunda metade dos anos 80, em Chicago) e a TR-606 “Drumatix” (Drum Machine). Inicialmente ambas foram projetadas para serem utilizadas em conjunto e com a intenção de “substituir” o baixista e o baterista (em certos casos, pena que não conseguiram alcançar este objetivo, o que tem de baixista e baterista chatos espalhados pelo mundo não é brincadeira…)



O funcionamento da TR-606 é muito simples e sua programação, em tempo real, é útil para a criação de patterns inusitados (apesar da quantidade de timbres ser limitada a apenas um som de bumbo, um de caixa, um de tom agudo e outro de tom grave, um som de prato e sons de hihat aberto e fechado). Estes timbres possuem knobs de volume de saída individuais, porém a TR-606 possui apenas duas saídas de áudio: uma normal e outra para headphones. A programação de uma TR-606 se restringe a escolher o instrumento através de um seletor e escolher onde ele será acionado dentro do pattern, por meio de 16 botões, com uma luz indicativa para cada. Existe um seletor de modo para a bateria (que pode variar entre gravar e tocar um track ou gravar e tocar um pattern). Knobs de controle de tempo e de volume/liga e desliga completam o belo design da TR-606.


Entre os músicos e bandas que utilizam ou ultilizaram uma TR-606 em suas gravações posso citar o OMD, Depeche Mode, Cocteau Twins, The Sisters of Mercy, Nine Inch Nails, Big Black (banda de Steve Albini, que utilizava uma TR-606 nas gravações e creditava um tal de “Roland” como sendo seu baterista nos discos), Moby (que tem uma incrível e inacreditavelmente enorme coleção de baterias eletrônicas vintage), Crystal Method, DJ Jazzy Jeff, Smashing Pumpkins (na música “Eye”, presente na trilha sonora do filme “The lost highway” de David Lynch) e Luke Vibert, entre outros.

Ganhei minha TR-606 de presente do meu grande amigo Renato Yada que tocou contrabaixo durante quase dois anos na minha banda solo. Um dia ele chegou para mim e disse que tinha achado, no meio de uma mudança de apartamento, uma bateria eletrônica Roland antiga e que ela tinha sido utilizada nos discos da hoje cultuada banda Fellini (do meu amigo Thomas Pappon, também bandleader do The Gilbertos, banda que tive o prazer de acompanhar nos shows de lançamento do terceiro disco recentemente em SP). Fiquei muito feliz com o presente e mais feliz ainda quando vi que a bateria estava funcionando e em ótimo estado. Usei a TR-606 em praticamente metade das músicas do meu disco novo, tanto como instrumento principal quanto dobrando com os timbres da CR-78. O número de série da minha TR-606 é 136700.


photos: Kay Mavrides e divulgação/internet

Este anúncio foi scaneado de alguma revista da época de lançamento da TR-606 e da TB-303, achei por ai, na internet:



Gravei este video com uma pequena demonstração da minha TR-606 em outubro:

3 comments:

  1. genial! alias o blog é demais. tenho uma quase da mesma época: Oberheim DMX, adoro, totalmente tosca.

    ReplyDelete
  2. Oi Luciano, fico feliz com o elogio ao meu blog (ainda mais vindo de ti, um cara que gosta e conhece equipamentos vintage). Nunca usei nem vi - fora em video no youtube - uma DMX, mas tem um sonzão! Espero conseguir uma algum dia desses! Um abs!

    ReplyDelete
  3. Link to the english version of these post (originally published on january 19th, 2012):

    http://astronautapinguim.blogspot.com/2012/01/roland-tr-606-drumatix-english-text.html

    ReplyDelete