Wednesday, May 23, 2012

Cinco perguntas para Gershon Kingsley



Gershon Kingsley (ou Goetz Gustav Ksinski, seu nome "oficial") nasceu no dia 28 de outubro de 1922 em Bochum, Westfalia, Alemanha. Ele viveu em Berlin durante sua infância mas em 1938, aos 15 anos de idade, ele mudou-se para a Palestina devido à ascensão do Nazismo na Alemanha. Separado de sua família, Gersh morou e trabalhou em um kibbutz na terra que posteriormente viria a ser conhecida como Israel. La ele tornou-se pianista auto-didata e tocou em bandas de jazz locais na região de Jerusalem e Tel Aviv.
Em 1946 Gersh decidiu mudar-se para os Estados Unidos. Primeiro ele mudou-se para Los Angeles e tentou ingressar Julliard School of Music, mas a Julliard não o aceitou porque ele não tinha o segundo grau completo, então ele decidiu terminar o ensino médio à noite enquanto estudava música no LA Conservatory of Music (hoje conhecido como Cal Arts). Durante este período ele também trabalhou como organista em várias sinagogas na região de Los Angeles. Depois de se formar no conservatório como bacharel em música, Gersh começou a trabalhar como regente no "Music Circus" em Sacramento, California.

Em 1955, aos 33 anos de idade, ele mudou-se para New York e depois de uma temporada regendo o musical "Melody Fair" em Framingham (Massachusetts), ele tornou-se o diretor musical de "The Entertainer", uma produção da Broadway estrelada por Lawrence Olivier. Ele também regeu e arranjou várias produções da Broadway e Off-Broadway, incluindo "Porgy and Bess", "Jamaica", "Ernest in Love", "The Cradle will Rock you", "Fly Blackbird" e "La Plume de ma Tante" - ele foi indicado para o prêmio Tony como Melhor Diretor Musical em 1958 por esta peça. Ele também ganhou dois prêmios"Obie" por seu trabalho teatral Off-Broadway.

Jean Jacques Perrey and Gershon Kingsley
Durante os anos 60 Gersh trabalhou como Staff Arranger na gravadora nova-iorquinaVanguar Records e foi durante este período que ele conheceu o compositor francês Jean Jacques Perrey, em 1966. Perrey e Kingsley trabalharam juntos em dois discos nos dois anos seguintes: "The in sound from way out" (1966) e "Kaleidoscopic Variations" (1967). O primeiro álbum é uma das primeiras gravações no mundo que misturava estruturas da música pop com música de vanguarda, musique concrète, loops de fita e músicos ao vivo (ainda hoje é um álbum incrível, moderno e divertido, quase 40 anos após seu lançamento) e o segundo álbum apresentou o sintetizador Moog para muitas pessoas neste mundo (inclusive eu mesmo), já que sua faixa "Baroque Hoedown" - incluída neste disco - ficou muito famosa como tema da Main Street Electrical Parade nos parques da Disney do mundo inteiro!

Perrey e Kingsley não lançou mais nenhum disco como dupla mas ambos se consagraram entre os principais artistas a gravar Moog music do mundo. Em 1969 Gersh lançou seu álbum "Music to Moog by", que recebeu críticas entusiasmadas e continha sua música mais conhecida, "Popcorn", que foi regravada mais de 100 vezes, por vários artistas de muitos lugares diferentes deste planeta!

The First Moog Quartet
Em 1970 Kingsley formou o "First Moog Quartet", um esforço para levar a música eletrônica para ambientes de música erudita. O grupo era composto por quatro músicos tocando sintetizadores Moog, dançarinos, colagens de filmes abstratos e realizou o primeiro concerto de música sintetizada no Carnegie Hall, no dia 30 de janeiro de 1970. Como quase tudo que é novo no mundo da música, principalmente nestes primeiros passos da música eletrônica, a platéia ficou confusa com o que ouviu e o concerto recebeu críticas tanto boas quanto ruins, mas mesmo assim um disco do"First Moog Quartet" chegou a ser lançado no ano seguinte. Ao longo da década de 70, Gersh compôs extensivamente para a televisão, para o cinema e também lançou grandes álbuns (alguns de música pop, outros de música judaica). Ele também foi um dos pioneiros no uso de sintetizadores digitais, gravando os primeiros álbums lançados com sintetizadores Fairlight e Synclavier do mundo, provando que - mais uma vez - Gershon Kingsley esteve sempre à frente do seu tempo!

Music to Moog by (1969)
Eu conheci a música de Gershon Kinglsey pela primeira vez há muitos anos atrás, através do disco "Music to Moog by" (um LP que ganhei de presente do meu amigo Jimi Joe) e meu primeiro contato com Gersh foi em novembro de 2006, quando lhe enviei um email escrevendo sobre o quanto seu trabalho é importante na minha vida e ele gentilmente me respondeu este email (como o fez em todas as vezes que escrevi a ele depois disso). Quando eu estava pesquisando um pouco mais sobre ele, para realizar esta entrevista, percebi o quanto seria legal postar a entrevista no dia 23 de maio - aniversário do Robert Moog -  e ele prontamente me respondeu, me dando esta honra e oportunidade. Gostaria de agradecê-lo mais uma vez por esta entrevista, então: "Muito obrigado Gersh, meu amigo"!!!




Robert Moog and Gershon Kingsley



Gershon Kingsley and Robert Moog
ASTRONAUTA - Hoje (dia 23 de maio) é o dia em que comemoramos o aniversário do Robert Moog. Você teve contato com ele tanto no início da invenção do sintetizador Moog quanto nos últimos dias da vida de Bob, quando vocês dois foram entrevistados por Hans Fjellestad para o documentário "Moog". Como você conheceu Robert Moog e, no seu ponto de vista, qual o maior legado dele?


GERSHON - Eu o coneci em 1969, na sua casa em Trumansburg e depois de um tempo considerável aprendendo como me especializar em modulação de frequência, eu comprei um sintetizador com o último dinheiro que eu tinha. Felizmente, em algumas semanas, eu recebi o dinheiro de volta gravando um comercial para um secador de cabelos.

Provavelmente o maior legado de Bob seja o sintetizador polifônico e o desenvolvimento do theremin. 

ASTRONAUTA - Sendo você um dos grandes pioneiros da música eletrônica, você também conheceu e trabalhou com um contingente enorme de estrelas da música. Como você conheceu e foi trabalhar com artistas como David Merrick, Lawrence Olivier, John Cage e Jean Jacques Perrey? E como aconteceu o convite para você trabalhar como Staff Arranger na gravadora Vanguard Records, no início dos anos 60?
Gershon Kingsley and the musicians from
"The Entertainer" with Lawrence Olivier


GERSHON - David Merrick era produtor de espetáculos na Broadway e eu regi "The Entertainer", "La Plume de ma Tante", "Take me Along", and "Jamaica".


Eu conheci o Lawrence Olivier quando eu regi "The Entertainer", peça que ele estrelou na Broadway.

Eu fiz um evento com ele, improvisando no Moog enquanto ele recitava um discurso do Buckminster Fuller. Eu também encontrei-o em um avião, jogando xadrez com a viúva do Marcel DuChamp. O avião estava passando por uma turbulência enquanto eles calmamente jogavam uma partida de xadrez com pinos e furos para segurar as peças.



Jean-Jaques me chamou para ouvir seus loops de fita e tornou-se meu parceiro em "In Sound from Way Out", cuja "Baroque Hoedown" tornou-se a canção-assinatura da Disney.



Eu também trabalhei com cantores conhecidos, como Jan Peerce e outros tantos artistas que eram contratados da Vanguard.



Kingsley and the Moog synthesizer
ASTRONAUTA - Eu lí em algum lugar que "Popcorn" (sua composição mais conhecida) foi escrita em alguns minutos apenas. esta informação é correta? Você pode nos contar um pouco a história desta música? E o que você pensa sobre as várias regravações de "Popcorn"? Além da original, qual sua versão preferida?


GERSHON - Quando eu a gravei pela primeira vez e não tinhamos o título ainda, um dos músicos sugeriu "Popcorn", não porque soava como pipoca mas por "pop" vir de popular e "corn" vir de kitsch (cafona). A música surgiu como uma música folk russa ou uma invenção do Bach, originalmente.


Para ser honesto, não muito. Porém eu gosto da Popcorn International - que eu supervisionei e foi gravada com a Cologne Radio Orchestra - da Popcorn Fantasie, arranjada pelo Benny Gebauer, da versão dos anos 80 da M&H Band, Goodiepal (com batidas extras), do Crazy Frog e da versão do Cozinheiro Suéco, dos Muppets.

Para ilustrar, quando eu regi no Japão, no início dos anos 80, a Yamaha me convidou para ir até sua fabrica onde eu ouvi pela primeira vez "Popcorn" sampleada em um dos seus sintetizadores Yamaha.

ASTRONAUTA - Nos primeiros anos de sua vida, você se mudou de país para país até se estabelecer nos Estados Unidos nos anos 40. Quais eram as principais diferenças entre os países que você viveu durante sua juventuda (Alemanha, Palestina e estados Unidos)? E sua mudança para Los Angeles e depois para New York, foi intencional?

GERSHON - A razão pela qual eu mudei de um país para outro foi porque eu estava vivendo durante o Holocausto e tive que deixar a Alemanha.  Eu trabalhei em um Kibbutz em Israel (Palestina na época) e então me mudei para os Estados Unidos.

Eu não gostava tanto de New York e meu irmão queria mudar-se para LA. O clima da California é mais parecido com o da Palestina. Eu frequentei o conservatório de LA e decidi terminar meus estudos e graduação lá também. Eu voltei à New York com uma dançarina que havia iniciado sua nova companhia de dança lá.

ASTRONAUTA - Você sempre foi um artista ligado ás inovações tecnológicas e novas tendências. Você gravou vários discos misturando rock com música e cultura judaica durante sua carreira (e foi um dos primeiros artistas a fazer isso). Você também foi um dos primeiros artistas a gravar com um sintetizador Moog, nos anos 60. Nos anos 70, você foi um dos primeiros a utilizar tecnologia digital, usando um Synclavier e um sintetizador Fairlight em gravações. Você está no twitter e no facebook, você responde seus emails com certa frequência. O que motiva você, Gershon Kingsley, a procurar esta modernidade e este senso de inovação (e muitas vezes estar à frente do seu tempo)?Podemos esperar algo novo em breve (um novo disco, talvez)?

GERSHON - Eu tenho um lema -- Quando você é criativo e curioso, você nunca envelhece.


Sim, um disco chamado "Megan".


Gershon Kingsley

Gershon Kingsley conducting The First Moog Quartet











3 comments:

  1. Que ótima entrevista, parabéns e obrigado por publicá-la!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado!!!!!!!!!!!!! Tenho entrevistado uma galera dos primórdios da música eletrônica que acabei conhecendo pessoalmente ou por contato feito pela internet.... Tem várias entrevistas aqui, uma por mês, desde janeiro passado!!!!
      Um abs!!!!!!

      Delete
  2. Valeu Pinguim! Essa entrevista eh obrigatoria para aqueles que como nos, amam os Moogs!

    ReplyDelete